Institucional

Fundada em 1948, ao longo dos anos a AES tornou-se uma organização internacional que reúne engenheiros de áudio, artistas de criação, cientistas e estudantes em todo o mundo com o objetivo de disseminar novas pesquisas e conhecimentos.

Grade parte diste é feito através do seu informativo mensal, o Jornal da AES – JAS, onde são publicados todos os trabalhos de interesse. Até 1952 as atividades da AES eram divulgadas na revista “Audio Engineering”. O informativo próprio foi lançado em 1953 e por ele passam a história e o desenvolvimento da evolução tecnológica do áudio, das tecnologias de comunica e da acústica.

A AES está continuamente envolvida na criação e manutenção de padrões industriais e recomendações técnicas nas áreas de engenharia de áudio digital e analógica, tecnologia de comunicações, tratamento acústico, preservação de mídia e práticas criativas. Através do Conselho Técnico e da sua filial de grupos de trabalho, os membros da AES e da sociedade como um todo estão na vanguarda das técnicas e tecnologias de áudio

As atividades realizadas incluem palestras, visitas técnicas e demonstrações. As necessidades educacionais dos seus membros e da indústria de áudio em geral são supridas através de reuniões técnicas internacionais, exposições de equipamentos e uma grande variedade de publicações.

Convenções, que incluem apresentações científicas, atividades estudantis, workshops e exposições, são realizadas anualmente no Brasil, Estados Unidos e Europa. Outras conferências e encontros regionais são realizados periodicamente em toda a América Latina, Ásia, Europa e América do Norte.

Muitos trabalhos de pesquisa apresentados em congressos são publicados no jornal da AES. Outros papéis de convenções, atas de conferências, tutoriais e documentos técnicos são compilados no site e na biblioteca online da AES, disponível por uma pequena taxa para os membros.

O Comitê Histórico da AES mantém um arquivo relacionado à história da própria sociedade e fornece links adicionais para museus, organizações e documentos dedicados à engenharia de áudio e suas áreas afins.