Instruções para Autores

Anúncio à Comunidade Científica sobre o Cancelamento do 16º Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil
Vimos à comunidade científica nacional e internacional informar, com pesar, o cancelamento da 16a edição do Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil, previsto para 06 a 08 de novembro de 2018 no Campus da UnB em Brasília (DF), devido à falta de recursos financeiros por parte das agências de fomento que há 15 anos vem regularmente apoiando nossos eventos, fato este que inviabilizou drasticamente a sua realização. O Comitê de Organização do Congresso agradece às manifestações de apoio e a compreensão da comunidade acadêmica, técnica e científica que participa ativa e anualmente deste fórum. Em um momento futuro oportuno divulgaremos o local/data da próxima edição do congresso, prevista para 2019.

 

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16º CONGRESSO DE ENGENHARIA DE AUDIO – AES-BRASIL

06 a 08 de Novembro de 2018 – Campus da UnB, Brasília – DF, Brasil

Local do evento:

FINATEC – Campus Universitário Darcy Ribeiro
Av. L3 Norte, Ed. Finatec, UnB – Asa Norte
Brasília – DF, 70910-900

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Os artigos submetidos neste 16o Congresso de Engenharia de Áudio da AESBrasil serão avaliados em uma etapa, conforme o calendário estabelecido.

DATAS 
Submissão de Artigos até 03/09/2018
Revisão dos Artigos até 28/09/2018
Notificação de Aceite ou Recusa de Artigos_ 01/10/2018
Depósito Final / (Camera Ready) 22/10/2018 (inclusive Palestras convidadas)
Evento  06 a 08/11/2018

Uma vez aprovado o Artigo Completo, cada autor deverá providenciar até 22/10/2018 o DEPOSITO FINAL (CAMERA READY) da VERSÃO FINAL do texto junto ao sistema JEMS submissoes.sbc.org.br (AES Brasil 2018), atendendo às observações e indicações dos pareceres dos membros do TPC.

  • Associados à Sociedade Brasileira de Computação SBC, apoiadora do evento, que comprovarem sua filiação, terão direito a um desconto de 15% na taxa de inscrição.

 em breve => INSCRIÇÕES <= 

 em breve => PROGRAMAÇÃO GERAL <= 


TRACKS DE SUBMISSÃO

  • FULL PAPER – artigo completo, e original, tendo no mínimo 6 e no máximo 10 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e, opcionalmente, com áudio. Duração: 20 min. + 5 min. de perguntas. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico – public. anais após aprovação.
  • SHORT PAPER – artigo curto, tendo no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e, opcionalmente, com áudio. Duração: 15 min. + 5 min. de perguntas. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido – havendo publicação nos anais após aprovação. 

TRACKS PARA TRABALHOS CONVIDADOS

  • LECTURE (invited) – palestra, cujo documento deve conter no Máximo 12 páginas, devendo respeitar o Template disponibilizado. Apresentação com slides e áudio. Duração: 50 min + 20 min de perguntas. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido – public. anais após aprovação.
  • ROUND TABLE (invited) – Sessão de 1h 30min liderada por um moderador contendo de 3 a 5 convidados na qual é tratado um tema de relevância na atualidade. Formalmente a sessão se inicia por uma pequena exposição por cada convidado com duração de 10 a 15 min. cada um (15 min. para 3 convidados e 10 min. para 5 convidados – dur.: 1ª parte 45 a 50 min.), abrindo em seguida para 3 a 5 perguntas entre os membros da mesa (dur.: 2ª parte – 20 min.) em seguida abrindo para perguntas à plateia   (dur.: 3ª parte – 20 a 25 min.). 
  • WORKSHOP e MINI CURSO (invited) – (Workshop) oficina, cujo documento deve conter no mínimo 3 e no máximo 8 páginas, respeitando o Template disponibilizado. Duração máxima de 1 h, com tolerância de 15 min. – Uma oficina apresenta um caráter processual e interativo. Assim, espera-se que o ministrante do WORKSHOP deva coordenar alguma atividade realizada pelos participantes. Em oficinas da AES, quem ministra uma oficina costumeiramente emprega um painel que elenca os aspectos mais inovadores e importantes do tema. A ênfase deve ser na aplicação procurando minimizar apresentacoes exclusivamente teóricas e limitadas a slides. Deve ser reservado um tempo suficiente para perguntas da plateia, da qual se presume um conhecimento básico do assunto. – submissão através do Sistema JEMS com Template específico preenchido especificando – public. anais após aprovação(Mini cursos) tratando de temáticas práticas ou teóricas de interesse, ministrados por reconhecidos especialistas convidados. Título, Resumo condensado da proposta – Nome, Afiliação e CV do Ministrante em 1 peq. parágrafo. Especificar na proposta: Duração. Valor. Eventuais pré-requisitos. Material de consumo. Número de participantes. Critérios de seleção.

 

IDIOMAS  ACEITOS: PORTUGUÊS [pt], ESPANHOL [es] e INGLÊS [en].

TEMPLATES 2018 – SUBMISSÃO DE TRABALHOS / TEMPLATES 2018 WORK SUBMISSION



 


ETAPAS DO PROCESSO

DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO  Os artigos submetidos neste 16º CONGRESSO DE ENGENHARIA DE AUDIO – AES-BRASIL serão avaliados em uma etapa, conforme o calendário estabelecido.

    • Artigos submetidos ao Congresso da AES não são revisados pelo corpo editor e são publicados em suas formas originais, como submetidos. As versões finais devem ser enviadas em formato *.pdf sendo o arquivo nomeado como segue (Sobrenome_AESBR2018.pdf)No caso de sobrenomes de amplo uso, recomenda-se incluir siglas do Prenome. P. ex., para João Paulo SILVA ==> SilvaJP_AESBR2018.pdf
  • INSTRUÇÕES – Para garantir que os artigos do Congresso da AES sejam consistentes com os objetivos da AES Brasil, as instruções abaixo devem ser consideradas pelos autores.O conteúdo técnico deve ser preciso e coerente. Citação a trabalhos anteriores e/ou de terceiros devem ter seus respectivos créditos.Se o artigo descrever um produto, o conteúdo deve enfocar os aspectos técnicos deste produto (circuito, leiaute, especificações, funções, aplicações, etc).Logomarcas de empresas não devem ser usadas. Nomes de empresas e modelos de equipamentos não devem ser colocados no título ou no resumo, e devem ser mínimos no texto (devem-se usar descrições genéricas).Símbolos e marcas registradas não podem ser colocados no título e/ou no resumo, e preferencialmente não devem ser usadas no texto. Caso marcas registradas apareçam no texto, estas devem indicar junto ao nome o símbolo “™” e deve-se incluir uma nota de rodapé dizendo quem é (são) o(s) detentor(es) destas marcas. Isso deve ser feito na primeira vez que a(s) marca(s) registrada(s) aparecer(em).
  • RESUMO (ou RESUMEN or ABSTRACT) – O artigo deve conter um resumo ou abstract de 60 a 120 palavras, e um précis com 500 a 750 palavras. Todos os manuscritos devem ser preparados em coluna dupla e folha formato A4, não numeradas. Cite os autores adequadamente, indicando sua afiliação. Certifique-se que um “e” seja colocado antes do último autor. Para cada afiliação indique seu endereço, cidade, estado, código postal e país. Colocar sempre as afiliações uma embaixo da outra. O título abreviado do artigo (no topo à direita da próxima página) deve ocupar somente uma linha, com alinhamento à direita, junto com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à esquerda. O autor deverá adotar RESUMO para os artigos em português, ABSTRACT para os artigos em inglês, RESUMEN para os artigos em espanhol.
  • TÍTULO DO ARTIGO – No títulos do artigo não usar caracteres em itálico nem sublinhado. A primeira letra do título deve ser maiúscula, as demais minúsculas (p.ex. A criação de um ambiente sonoro automatizado), com exceção dos nomes próprios, científicos, abreviaturas e siglas (p. ex. (1) A regeneração de sinais MCP ; (2) Análise de algoritmos da Transformada Watershed). Quando houver, o subtítulo deve ser separado por dois pontos (p. ex. Análise numérica: uma abordagem sistemática)
  • TÍTULOS DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES – Os Títulos das Seções devem usar letras maiúsculas, fonte Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda. Os Títulos das Seções e das Subseções e são numerados e começam pelo Número 0 (Zero). Neles, não usar caracteres em itálico nem sublinhado. Os títulos das Seções devem ser escritos em LETRAS MAIÚSCULAS (CAIXA ALTA), fonte Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda. Os títulos das Subseções usam letras Maiúsculas e minúsculas. A fonte deve ser Helvetica (Arial), tamanho 9, estilo negrito, alinhado à esquerda, como na seção principal. Subseções podem ou não ser numeradas.
  • TÍTULO ABREVIADO NO CABEÇALHO DE CADA PÁGINA – O objetivo do título abreviado nos cabeçalhos não é de identificar o título, mas somente de confirmar a ordenação das páginas. Condensar os termos de forma a guardar o cerne do assunto. Não usar mais que uma linha.
  • SOBRENOME DOS AUTORES NO CABEÇALHO DE CADA PÁGINA – Para 1 (um) autor: somente o SOBRENOME do autor, sem iniciais. Para 2 (dois) autores: somente SOBRENOME1 & SOBRENOME2, sem iniciais. Para 3 (três) autores ou mais: somente SOBRENOME1 ET AL.
  • NOMES DOS AUTORES E AFILIAÇÃO ABAIXO DO TÍTULO DO ARTIGO – Os Nomes dos autores devem ser indicados por extenso na ordem direta (Prenome Nome) usando fonte Arial tamanho 10. A afiliação refere-se à instituição de origem. Quando for o caso, indicar por extenso da maior abrangência para a menor.
  • REFERÊNCIAS no corpo do texto – As referências devem ser numeradas e listadas ao final do texto, na seção “Referências Bibliográficas”, e devem ser citadas no texto consecutivamente em ordem numérica e entre colchetes [1] porém representadas conforme ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração  atendendo NBR 6032:1989 – Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas – ProcedimentoABNT/NB 938 – Abreviação na descrição bibliográfica – Procedimento
  • LEGENDAS – É exigido para todas as legendas (Figura, Tabela, etc.) o uso do Estilo “Legenda” (Arial tamanho 7 com texto centralizado)
  • ESTILO DO TEXTO – O texto deve ser de fácil entendimento e gramaticalmente correto. Palavras e frases não devem ser abreviadas em títulos e resumos, nem na primeira vez que aparecem. Devem-se usar unidades métricas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI) [2]. Na Tabela 1 estão listadas algumas unidades do SI mais frequentemente usadas, e algumas que não são do SI.
  • DIREITO AUTORAL (COPYRIGHT) – O texto entre linhas, contido no topo da primeira página do artigo de Convenção da AES Brasil, é de propriedade da Audio Engineering Society e não pode ser reproduzido sem permissão. Os direitos sobre o conteúdo de um artigo de Convenção/Congresso da AES Brasil são do(s) autor(es). No entanto, submetendo um artigo para apresentação em uma Convenção/Congresso da AES, o autor estará concordando que o AES Journal terá a preferência para publicação. Caso aceito para publicação no AES Journal ou outro “Special Issue” da AES, será solicitada ao(s) autor(es) a transferência dos direitos autorais.
  • FIGURAS E TABELAS – Figuras, diagramas, gráficos, etc. têm que ser visíveis em impressão preto e branco (P&B). Se forem coloridos, certifique-se de que as identificações serão coerentes em impressão P&B. Isso pode ser feito com indicações textuais no próprio gráfico. Use linhas não menores que 1/2 ponto. As figuras podem ocupar uma ou duas colunas. Figuras e tabelas devem ser colocadas sequencialmente no texto, e próximas de onde são indicadas, sempre que possível. Todas as figuras devem ser numeradas e referenciadas no texto por extenso (por exemplo: “Figura 1”, e não “Fig. 1”). O estilo rápido para formatar as legendas no Word é Legenda.
  • EQUAÇÕES – As equações devem ser numeradas sequencialmente, entre parênteses, estando destacadas em linha própria. São citadas no texto da seguinte forma: “Equação 1”
  • REFERÊNCIAS ao final do texto – [1] AUDIO ENGINEERING SOCIETY, Convention Paper Template, 110th AES Convention, Amsterdam, The Netherlands. [2] INMETRO, Sistema Internacional de Unidades, Inmetro, 2012, Duque de Caxias, Brasil. Disponível em http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/ Acesso em 5 de nov. 2017